Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Contos por contar

Contos por contar

24
Fev21

Mãe o que é o almoço?

#6 - Laranja - Desafio da Caixa dos Lápis de Cor

Cristina Aveiro

soup-carrot-ginger-food-preview.jpg

Era uma vez uma menina que queria sempre saber o que ia ser o almoço e a mãe às vezes aborrecia-se com a pergunta. De vez em quando a mãe dizia “Cascas de tremoço e o jantar são bordas de alguidar”, a menina ria-se e insistia, mas não ficava a saber nada mais.

Naquele sábado a menina perguntou de novo o que era o almoço e a mãe prontamente disse que ia ser uma Sinfonia Laranja, a menina ficou admirada e perguntou o que era isso. A mãe disse que não podia dizer mais nada, ela teria de adivinhar.

Há muito tempo que a mãe andava a imaginar a Sinfonia Laranja e hoje era o dia.

Para começar a mãe tinha feito um creme de abóbora suave e delicado de um laranja intenso. Seguiu-se um salmão no forno com batata doce cor de laranja, cenouras e pedacinhos de pimento laranja, tudo muito bem regado com azeite e ervas aromáticas.

Para sobremesa era um não acabar de delícias. Um enorme prato com fruta laminada, laranja, tangerina, toranja, manga, papaia, pêssego, damasco e fisális para completar. Um enorme prato coberto de fatias finas de dióspiro duro polvilhado de canela que parecia saído de uma receita conventual. Para além da fruta havia uma deliciosa torta húmida de laranja e um cremoso sorvete de clementina.

Para beber havia um enorme jarro de sumo de laranja acabado de espremer e uma bela sangria de champanhe de pêssego para os adultos.

A mãe não tinha a certeza se todos iam gostar da sinfonia, mas tinha a certeza absoluta que iam ficar de boca aberta! Quem é que se ia lembrar de servir apenas delícias cor de laranja?!

Ela, claro! Adorava desafios e tinha-se desafiado a si própria a fazer um belo menu todo cor de laranja. Estava tudo lindo e fazia crescer água na boca.

Quando tudo estava pronto a mãe chamou para virem por a mesa com os pratos brancos mais bonitos e os copos de festa. Todos queriam ir à cozinha ver o que cheirava tão bem, mas a mãe não deixou ninguém ir espreitar à cozinha.

Só quando todos estavam sentados é que a mãe começou a trazer a Sinfonia.

E tudo foi num crescendo até aos retumbantes acordes finais da sobremesa.

A mãe ficou feliz com os sorrisos que foi recebendo do melhor público do mundo.

Um destes dias ia tocar outra sinfonia…

 

Texto no âmbito do #6 Desafio da Caixa dos Lápis de Cor - Laranja

Neste desafio, que eu saiba, participo eu, a Oh da guarda peixe frito, a Concha, A 3ª Face, a Maria Araújo, a Fátima Bento, a Imsilva, a Luísa De Sousa, a Maria, o José da Xâ,  a Rute Justino, a Ana D., a Célia, a Charneca Em Flor,  a Gorduchita, a Miss Lollipop, a Ana Mestre a Ana de Deus, João-Afonso Machado, e a bii yue.

Todas as quartas-feiras e durante 12 semanas publicaremos um texto novo inspirado nas cores dos lápis da caixa que dá nome ao desafio. Acompanha-nos nos blogues de cada uma, ou através da tag "Desafio Caixa de lápis de Cor". Ou então, junta-te a nós :)

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contos de Natal 2022

Contos de Natal 2021

Desafio Caixa dos Lápis de Cor

desafio com moldura selo.png

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Desafios da Abelha

Eu Sou Membro
Em destaque no SAPO Blogs
pub