Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Contos por contar

Contos por contar

31
Dez21

Avó, o Pai Natal já se foi embora?

Os nossos contos de Natal 2021

Cristina Aveiro

santa-claus_a69efbbd64.jpg

Era véspera de Ano Novo e a Margarida brincava alegre na casa da avó Miló. A pequena Margarida adorava estar em casa da avó.  Lá ela era a única criança da casa, havia o Bolinhas que era um gatinho pequenino que tinha chegado há pouco tempo e a acompanhava nas brincadeiras.

A menina passava o tempo a brincar tranquilamente com os novos brinquedos que tinha recebido de presente no Natal. Naquela tarde solarenga, junto à varanda da sala, a menina parou de brincar e foi até junto da avó Miló e perguntou com muita curiosidade:

- Avó, o Pai Natal já se foi embora?

A avó Miló parou o que estava a fazer e olhou para a menina com atenção e sorriu. Calmamente pensou no que seria uma boa resposta, não querendo desfazer sonhos e alegrias.

Minha querida é claro que o Pai Natal ainda não se foi embora, apesar de já ter entregue os presentes às crianças há ainda muitas coisas que ele quer ver como estão a acontecer. Quer perceber se as crianças gostaram dos presentes que receberam, quer ter a certeza de que todas as crianças receberam alguns brinquedos, quer saber se todos fizeram a reciclagem das embalagens e dos embrulhos, …

Antes que a avó Miló pudesse continuar a pequena Margarida perguntou muito despachada:

- O Pai Natal quer saber da reciclagem? Ele já é muito velhinho e quando ele era pequeno de certeza que não se preocupavam com isso!

A avó sorridente e orgulhosa da sua pequenina foi-lhe dizendo que embora o Pai Natal seja velhinho ele continua a aprender coisas como todas as pessoas e também ele está preocupado com a reciclagem e agora já escolhe brinquedos que sejam mais resistentes, feitos em materiais amigos do planeta Terra. O Pai Natal também tinha decidido que não valia a pena dar a cada criança muitos, muitos brinquedos, bastavam poucos, mas que fossem importantes e de que as crianças gostassem muito.

unnamed.jpg

Nessa altura a avó levantou-se, foi a um armário envidraçado da sala e retirou um brinquedo de madeira. Mostrou o brinquedo à menina e explicou-lhe que aquele brinquedo tinha sido da sua mãe e que ela o adorava. Era um brinquedo feito em madeira, muito resistente e que se movia sem usar pilhas ou baterias, apenas baseado em coisas simples e que podemos sempre usar.

A menina segurou o brinquedo, mas insistiu de novo sobre o Pai Natal:

- Avó achas que conseguimos ver o Pai Natal agora, mesmo depois de ele já não estar sentado onde o costumávamos ver antes do Natal?

A avó disse à menina que pensava que sim. Pensava que agora ele não estava a usar as suas roupas vermelhas e usava roupas parecidas com as das pessoas. Quando fossem passear iam estar muito atentas e olhar para os senhores mais velhinhos, sorrir-lhes porque só assim podiam ver no olhar deles se eles seriam ou não o Pai Natal.

e27ec96c5e50d41e5bfa139be14068f9.jpg

A avó disse ainda que sempre que olhassem com carinho e sorrissem para um senhor mais velhinho ele ia sentir um calor no coração e isso ia-o fazer feliz. Mesmo que o senhor não fosse o Pai Natal, o Pai Natal ia saber daquele sorriso  e ia ficar muito contente.

marco santos.jpg

Foto: Marco Santos

 

Este texto foi criado desafio "Os nossos contos de Natal 2021" lançado pela  Imsilva do Pessoas e Coisas da Vida e em que participam muitos bloguers deste maravilhoso sapal.

8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contos de Natal 2022

Contos de Natal 2021

Desafio Caixa dos Lápis de Cor

desafio com moldura selo.png

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Desafios da Abelha

Eu Sou Membro
Em destaque no SAPO Blogs
pub