Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Contos por contar

Contos por contar

10
Jun21

A Ovelha Preta

O Francisco contou e eu escrevi!

Cristina Aveiro

como-criar-ovelhas-corretamente.jpg

Era uma vez um pastor que vivia numa aldeia com casas branquinhas. Num dia de chuva o pastor saiu de casa e encontrou uma ovelha preta na aldeia.

A ovelha sentia-se muito triste porque estava sozinha, não tinha nada para fazer, não tinha nenhum amigo ao seu lado. A ovelha preta tinha-se perdido da sua família porque naquele dia de chuva a família abrigou-se numa gruta nas montanhas perto da aldeia e a ovelha preta foi a única que ficou ali, não viu a sua família a fugir.

O pastor levou a ovelha para sua casa. A ovelha viu que o pastor tinha um cão chamado Piloto. Lá fora atrás da casa a ovelha reparou que o pastor tinha muitas ovelhas. A ovelha pensou que talvez estivessem ali os seus pais e começou logo a procurar, mas não os encontrou. Todas as ovelhas do rebanho eram brancas!

9b6ee-ovelhanegra-e1543649880664.jpg

Quando era hora do jantar, a ovelha viu que havia cenouras e feno nas gamelas. Todas as ovelhas se regalaram com aquela bela refeição no enorme estábulo. Havia também uma grande pia em pedra onde caia a água fresca de uma bica e todas as ovelhas bebiam alegre e ruidosamente.

portal-agropecuario-instalacoes-criacao-cordeiro.j

No dia seguinte, o pastor e o Piloto abriram as portas do estábulo e levaram as ovelhas por um caminho estreito ladeado por muros de pedra solta. Depois de muito caminhar chegaram a uma encosta cheia de ervas, muitos trevos, pampilhos, saramagos e muita água fresca de um ribeiro que por ali passava.

black-sheep-sheep-flock-of-sheep-black-white-flock

Estavam todas a comer a erva deliciosa quando a ovelha preta viu ao longe nas montanhas um grupo grande de ovelhas pretas. A ovelha preta desatou a correr para lá e correu, correu e correu sem nunca parar. O Piloto bem correu e ladrou atrás dela, mas nada a fazia parar.

Quando a ovelha preta chegou perto do rebanho desatou aos pulos e a balir:

- Méee, mée, mé,… sem parar.

Os pais, os irmãos e os avós estavam muito, mas mesmo muito felizes por a ovelha preta ter voltado e por a família estar novamente junta.

O Piloto e o pastor ficaram a ver o reencontro e o pastor chorou de alegria.

Schweizer_Juraschaf_klein.jpg

Hoje estive com o meu sobrinho Francisco e desafiei-o a contar uma história! Esta semana na escola o Francisco ouviu o conto "A ovelhinha preta" de Elizabeth Shaw e foi inspirar-se no que escutou. Foi um momento tão bom escrever o que fomos inventando.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Desafio Caixa dos Lápis de Cor

desafio com moldura selo.png

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub